dimanche 31 août 2008

Como fazer um template para o Blogger Parte I

Preâmbulo

Muita, muita gente mesmo me pergunta como fazer um template para o Blogger e decidi então explicar, passo a passo, o meu método. Que isto fique claro já agora: vou ensinar aqui como eu faço, pois não tenho à menor idéia do método de outros blogueiros que também criam templates. Este tutorial vai ser longo, por isso se dividirá em várias partes. Posteriormente publicarei como faço para converter temas do Wordpress para o Blogger.

Antes de tudo é necessário algum conhecimento em HTML e CSS. Existem diversos tutoriais sobre o assunto; uma rápida pesquisa no Google trará excelentes resultados logo na primeira página. Recomendo o site do Maujor e o Apostilando, onde é possível baixar diversas apostilas sobre os dois temas.

Também que fique claro que não pretendo aqui dar aulas sobre HTML e CSS e as explicações serão dadas da maneira mais simples e acessível possível. Para quem pretende se aprofundar no assunto, procure os mestres nos sites que já indiquei e em outros tantos.

Que programa usar para criar o template?


Na verdade eu não uso programa nenhum. Faço modificações diretamente em um blog de testes e vou visualizando, até que fique ao meu gosto. Para criar ou editar as imagens que utilizo, uso tanto o Photofiltre Studio 09 quanto o Photoshop. Uma opção de programa gratuito é a versão free do Photofiltre, um programa francês que pode ser traduzido para o Português. Após instalar o programa, faça o download deste documento e descompacte-o dentro da pasta do Photofiltre, em Arquivos de Programas. Feito isso, vá até a pasta do Photofiltre e apague o arquivo EN, como mostra a imagem:

photofiltre

Abra o programa e ele estará traduzido para o Português.

Introdução

Tendo escolhido um programa de edição de imagens, crie um blog de testes, onde você fará o seu primeiro template. Eu criei um que vou chamar Aula Template e escolhí para ele o modelo Mínima que é o mais fácil de modificar. Agora vamos conhecer a estrutura da página onde se encontra o meu blog. Clique em Editar HTML. O que você verá é isso:

aula2

O trecho destacado diz ao navegador qual a linguagem de marcação que está sendo utilizada na página (XHTML) e você não deve modificar nada que está contido ali. É o início do nosso documento HTML e a respectiva tag de fechamento no final (role toda a página) é </html>.

Um documento HTML se compõe da seguinte estrutura básica:

<html>

<head>

cabeçalho: aqui está contido o estilo da página - CSS

<head/>

<body>

corpo - aqui está contida a estrutura da página, seus elementos.

</body>

</html>

Note que todas as tags devem ser fechadas respeitando uma hierarquia. O não fechamento de qualquer tag resultará em erro e rejeição da estrutura.

Início do código CSS

O código CSS, que dá estilo à página, começa com : <b:skin><![CDATA[/* e sua tag de fechamento é ]]></b:skin>. Tudo o que estiver contido entre estas duas tags refere-se ao estilo da página (aparência) e não à sua estrutura. Não é possível criar um novo elemento (uma coluna, por exemplo) com CSS. O CSS irá apenas determinar a aparência deste bloco, deste elemento.

Imediatamente após o fechamento da tag do CSS, encontra-se </head>, fechando o cabeçalho da página e imediatamente após </head> está <body>, dando início ao corpo do documento:

aula3

É entre <body> e </body> que se criam os blocos que serão mostrados na página: colunas, menus, etc.

Para começar, vamos nos deter apenas em modificar a aparência da página atual e deixemos para criar novos elementos mais para frente.

Conhecendo o CSS

CSS é uma sigla em inglês para Cascading Style Sheet, que foi traduzido para folha de estilo em cascata e é um mecanismo para adicionar estilo (fontes, cores, etc) para documentos web.

Regra CSS é uma declaração que segue uma linguagem própria e que define como será aplicado estilo a um ou mais elementos HTML . Um conjunto de regras CSS formam uma Folha de Estilos. Uma regra CSS, na sua forma mais simples, compõe-se de três partes: um seletor, uma propriedade e um valor, que devem ser apresentados conforme mostrado abaixo:

seletor { propriedade: valor; }

Seletor: genericamente, é o elemento HTML para o qual a regra será válida (por exemplo: <post>, <body>, <sidebar-wrapper>, <h1>, <p>, etc...);

Propriedade: é o atributo do elemento HTML ao qual será aplicada a regra (por exemplo: font, background, color,etc...).

Valor: é a característica a ser assumida pela propriedade (por exemplo: letra tipo arial, cor azul, fundo verde, etc...)

Um exemplo prático pode ser encontrado no topo do código do seu template de testes:

body {
background:$bgcolor

Onde body é o seletor (o elemento HTML que receberá o estilo) , background a propriedade deste elemento e $bgcolor o valor

Na sintaxe de uma regra CSS, escreve-se o seletor e a seguir a propriedade e valor separados por dois pontos e entre chaves { }. Quando mais de uma propriedade for definida na regra, deve-se usar ponto-e-vírgula para separá-las. Ex:

body{

background: $bgcolor;

margin:0; }

(fonte das informações: Maujor)

No topo da folha de estilos do seu blog de testes você encontrará Variable definitions, que são valores que podem ser modificados no Painel Fontes e Cores do Blogger. Substituindo valores como #ffffff (cor branca) por uma variável ($bgcolor, por exemplo) você poderá alterar esta cor no painel de Fontes e Cores sem precisar mexer no código do template. Quanto mais variáveis forem criadas, maior a facilidade de mudar cores e fontes dos elementos da página, através do painel. Muitas vezes não se consegue mudar a cor ou fonte de um determinado template por que o autor não usou as variáveis, especificando um determinado valor diretamente em uma propriedade. Por exemplo:

body{

background: #ffffff;}

determina que o fundo da página será branco e isto só poderá ser alterado no código.

body{

background: $bgcolor;}

aqui o valor é uma variável e poderá ser alterada no painel do Blogger (Fontes e Cores).

Uma mesma variável pode ser usada em várias propriedades, contanto que se deseje que as cores mudem de maneira idêntica. Por exemplo:

body{

background: $bgcolor;}

sidebar-wrapper{

background: $bgcolor;}

Ou seja, a mesma cor escolhida no painel Fontes e Cores para Background Color será aplicada nos dois casos (fundo da página e coluna lateral igualmente brancos ou verdes, etc.)

Se você prestar atenção nas variáveis do template Mínima, verá que são poucas as opções e se você pretende futuramente mudar as cores do seu template sem precisar tornar a alterar o código, crie tantas variáveis quanto achar interessante.

Note porém que deve ser respeitada a sintaxe para cada tipo de variável:

Variável Cor:

<Variable name="bgcolor" description="Page Background Color"
type="tipo da variável, no caso color" default="#fff" value="#ffffff">

ou seja:

<Variable name="nome da variável - pode ser qualquer nome que escolher, sem espaços" description="descrição que aparecerá no painel Fontes e Cores, pode conter espaços"
type="color" default="valor padrão, funciona na falta de um outro valor fornecido" value="valor da cor fornecida">

Variável Fonte:

<Variable name="bodyfont" description="Text Font"
type="font" default="normal normal 100% Georgia, Serif" value="normal normal 100% Georgia, Serif">

ou seja:

<Variable name="nome da variável, sem espaços" description="Descrição da variável, pode conter espaços"
type="tipo da variável, no caso, font" default="o mesmo para que se aplica à cores, ou seja, uma fonte padrão" value="fonte escolhida">

Sobre fontes irei me estender mais nos próximos capítulos....

Vamos começar então criando uma nova variável do tipo color, para começar:

<Variable name="cordasidebar" description="Cor do Background da Sidebar"
type="color" default="#fff" value="#CC99FF">

o nome que criei, como exemplo, para esta variável é 'cordasidebar' (um nome qualquer, pois lembre-se que esta variável pode ser utilizada em qualquer propriedade, não apenas no background da sidebar), descrevi-a como Cor do Background da Sidebar (é o que irá aparecer no painel Fontes e Cores), mantive o valor #fff (branco) para default e escolhi o valor hexadecimal #CC99FF que corresponde ao lilás. Cole todo este trecho entre qualquer outra variável de sua página, como mostra a imagem:

aula4

Salve a modificação. Agora vamos ver como esta variável irá se apresentar no Painel. Clique em Fonte e Cores e se você fez tudo certinho até aqui, irá ver a nova variável assim:

aula5

Pois bem, agora que a nossa variável existe, podemos aplicá-la a qualquer propriedade de qualquer seletor onde é possível aplicar cor. Para que a variável funcione é preciso acrescentar o símbolo $ antes dela.

Vou aplicar esta variável na propriedade background de dois seletores, header e sidebar:

#header-wrapper {
width:660px;
background: $cordasidebar;
margin:0 auto 10px;
border:1px solid $bordercolor;
}

#sidebar-wrapper {
width: 220px;
background: $cordasidebar;
float: $endSide;
word-wrap: break-word; /* fix for long text breaking sidebar float in IE */
overflow: hidden; /* fix for long non-text content breaking IE sidebar float */
}

Note que originalmente, no template Mínima, não existe a propriedade background para nenhum dos dois seletores, é preciso criá-las, como fiz aqui.

Agora que você determinou a variável na propriedade background dos dois seletores, salve e retorne ao painel fontes e cores. Note que tanto o cabeçalho quanto a sidebar estão com a mesma cor de fundo:

aula6

Nota: Para fugir das cores do padrão do painel Fontes e Cores, determine outros valores para sua variável, que podem ser escolhidas em uma tabela como essa. Copie o código html e acrescente em value, como já foi explicado.

Para finalizar esta primeira parte, como lição de casa :-) fica a sugestão de criar variáveis do tipo color para cada um destes seletores: body, outer-wrapper, header, main-wrapper, sidebar-wrapper e footer. Não se esqueça de que a propriedade background deve ser criada para todos estes seletores (menos body, que já contém).

Por hoje é só.

Como fazer um template para o Blogger Parte I

Preâmbulo

Muita, muita gente mesmo me pergunta como fazer um template para o Blogger e decidi então explicar, passo a passo, o meu método. Que isto fique claro já agora: vou ensinar aqui como eu faço, pois não tenho à menor idéia do método de outros blogueiros que também criam templates. Este tutorial vai ser longo, por isso se dividirá em várias partes. Posteriormente publicarei como faço para converter temas do Wordpress para o Blogger.

Antes de tudo é necessário algum conhecimento em HTML e CSS. Existem diversos tutoriais sobre o assunto; uma rápida pesquisa no Google trará excelentes resultados logo na primeira página. Recomendo o site do Maujor e o Apostilando, onde é possível baixar diversas apostilas sobre os dois temas.

Também que fique claro que não pretendo aqui dar aulas sobre HTML e CSS e as explicações serão dadas da maneira mais simples e acessível possível. Para quem pretende se aprofundar no assunto, procure os mestres nos sites que já indiquei e em outros tantos.

Que programa usar para criar o template?


Na verdade eu não uso programa nenhum. Faço modificações diretamente em um blog de testes e vou visualizando, até que fique ao meu gosto. Para criar ou editar as imagens que utilizo, uso tanto o Photofiltre Studio 09 quanto o Photoshop. Uma opção de programa gratuito é a versão free do Photofiltre, um programa francês que pode ser traduzido para o Português. Após instalar o programa, faça o download deste documento e descompacte-o dentro da pasta do Photofiltre, em Arquivos de Programas. Feito isso, vá até a pasta do Photofiltre e apague o arquivo EN, como mostra a imagem:

photofiltre

Abra o programa e ele estará traduzido para o Português.

Introdução

Tendo escolhido um programa de edição de imagens, crie um blog de testes, onde você fará o seu primeiro template. Eu criei um que vou chamar Aula Template e escolhí para ele o modelo Mínima que é o mais fácil de modificar. Agora vamos conhecer a estrutura da página onde se encontra o meu blog. Clique em Editar HTML. O que você verá é isso:

aula2

O trecho destacado diz ao navegador qual a linguagem de marcação que está sendo utilizada na página (XHTML) e você não deve modificar nada que está contido ali. É o início do nosso documento HTML e a respectiva tag de fechamento no final (role toda a página) é </html>.

Um documento HTML se compõe da seguinte estrutura básica:

<html>

<head>

cabeçalho: aqui está contido o estilo da página - CSS

<head/>

<body>

corpo - aqui está contida a estrutura da página, seus elementos.

</body>

</html>

Note que todas as tags devem ser fechadas respeitando uma hierarquia. O não fechamento de qualquer tag resultará em erro e rejeição da estrutura.

Início do código CSS

O código CSS, que dá estilo à página, começa com : <b:skin><![CDATA[/* e sua tag de fechamento é ]]></b:skin>. Tudo o que estiver contido entre estas duas tags refere-se ao estilo da página (aparência) e não à sua estrutura. Não é possível criar um novo elemento (uma coluna, por exemplo) com CSS. O CSS irá apenas determinar a aparência deste bloco, deste elemento.

Imediatamente após o fechamento da tag do CSS, encontra-se </head>, fechando o cabeçalho da página e imediatamente após </head> está <body>, dando início ao corpo do documento:

aula3

É entre <body> e </body> que se criam os blocos que serão mostrados na página: colunas, menus, etc.

Para começar, vamos nos deter apenas em modificar a aparência da página atual e deixemos para criar novos elementos mais para frente.

Conhecendo o CSS

CSS é uma sigla em inglês para Cascading Style Sheet, que foi traduzido para folha de estilo em cascata e é um mecanismo para adicionar estilo (fontes, cores, etc) para documentos web.

Regra CSS é uma declaração que segue uma linguagem própria e que define como será aplicado estilo a um ou mais elementos HTML . Um conjunto de regras CSS formam uma Folha de Estilos. Uma regra CSS, na sua forma mais simples, compõe-se de três partes: um seletor, uma propriedade e um valor, que devem ser apresentados conforme mostrado abaixo:

seletor { propriedade: valor; }

Seletor: genericamente, é o elemento HTML para o qual a regra será válida (por exemplo: <post>, <body>, <sidebar-wrapper>, <h1>, <p>, etc...);

Propriedade: é o atributo do elemento HTML ao qual será aplicada a regra (por exemplo: font, background, color,etc...).

Valor: é a característica a ser assumida pela propriedade (por exemplo: letra tipo arial, cor azul, fundo verde, etc...)

Um exemplo prático pode ser encontrado no topo do código do seu template de testes:

body {
background:$bgcolor

Onde body é o seletor (o elemento HTML que receberá o estilo) , background a propriedade deste elemento e $bgcolor o valor

Na sintaxe de uma regra CSS, escreve-se o seletor e a seguir a propriedade e valor separados por dois pontos e entre chaves { }. Quando mais de uma propriedade for definida na regra, deve-se usar ponto-e-vírgula para separá-las. Ex:

body{

background: $bgcolor;

margin:0; }

(fonte das informações: Maujor)

No topo da folha de estilos do seu blog de testes você encontrará Variable definitions, que são valores que podem ser modificados no Painel Fontes e Cores do Blogger. Substituindo valores como #ffffff (cor branca) por uma variável ($bgcolor, por exemplo) você poderá alterar esta cor no painel de Fontes e Cores sem precisar mexer no código do template. Quanto mais variáveis forem criadas, maior a facilidade de mudar cores e fontes dos elementos da página, através do painel. Muitas vezes não se consegue mudar a cor ou fonte de um determinado template por que o autor não usou as variáveis, especificando um determinado valor diretamente em uma propriedade. Por exemplo:

body{

background: #ffffff;}

determina que o fundo da página será branco e isto só poderá ser alterado no código.

body{

background: $bgcolor;}

aqui o valor é uma variável e poderá ser alterada no painel do Blogger (Fontes e Cores).

Uma mesma variável pode ser usada em várias propriedades, contanto que se deseje que as cores mudem de maneira idêntica. Por exemplo:

body{

background: $bgcolor;}

sidebar-wrapper{

background: $bgcolor;}

Ou seja, a mesma cor escolhida no painel Fontes e Cores para Background Color será aplicada nos dois casos (fundo da página e coluna lateral igualmente brancos ou verdes, etc.)

Se você prestar atenção nas variáveis do template Mínima, verá que são poucas as opções e se você pretende futuramente mudar as cores do seu template sem precisar tornar a alterar o código, crie tantas variáveis quanto achar interessante.

Note porém que deve ser respeitada a sintaxe para cada tipo de variável:

Variável Cor:

<Variable name="bgcolor" description="Page Background Color"
type="tipo da variável, no caso color" default="#fff" value="#ffffff">

ou seja:

<Variable name="nome da variável - pode ser qualquer nome que escolher, sem espaços" description="descrição que aparecerá no painel Fontes e Cores, pode conter espaços"
type="color" default="valor padrão, funciona na falta de um outro valor fornecido" value="valor da cor fornecida">

Variável Fonte:

<Variable name="bodyfont" description="Text Font"
type="font" default="normal normal 100% Georgia, Serif" value="normal normal 100% Georgia, Serif">

ou seja:

<Variable name="nome da variável, sem espaços" description="Descrição da variável, pode conter espaços"
type="tipo da variável, no caso, font" default="o mesmo para que se aplica à cores, ou seja, uma fonte padrão" value="fonte escolhida">

Sobre fontes irei me estender mais nos próximos capítulos....

Vamos começar então criando uma nova variável do tipo color, para começar:

<Variable name="cordasidebar" description="Cor do Background da Sidebar"
type="color" default="#fff" value="#CC99FF">

o nome que criei, como exemplo, para esta variável é 'cordasidebar' (um nome qualquer, pois lembre-se que esta variável pode ser utilizada em qualquer propriedade, não apenas no background da sidebar), descrevi-a como Cor do Background da Sidebar (é o que irá aparecer no painel Fontes e Cores), mantive o valor #fff (branco) para default e escolhi o valor hexadecimal #CC99FF que corresponde ao lilás. Cole todo este trecho entre qualquer outra variável de sua página, como mostra a imagem:

aula4

Salve a modificação. Agora vamos ver como esta variável irá se apresentar no Painel. Clique em Fonte e Cores e se você fez tudo certinho até aqui, irá ver a nova variável assim:

aula5

Pois bem, agora que a nossa variável existe, podemos aplicá-la a qualquer propriedade de qualquer seletor onde é possível aplicar cor. Para que a variável funcione é preciso acrescentar o símbolo $ antes dela.

Vou aplicar esta variável na propriedade background de dois seletores, header e sidebar:

#header-wrapper {
width:660px;
background: $cordasidebar;
margin:0 auto 10px;
border:1px solid $bordercolor;
}

#sidebar-wrapper {
width: 220px;
background: $cordasidebar;
float: $endSide;
word-wrap: break-word; /* fix for long text breaking sidebar float in IE */
overflow: hidden; /* fix for long non-text content breaking IE sidebar float */
}

Note que originalmente, no template Mínima, não existe a propriedade background para nenhum dos dois seletores, é preciso criá-las, como fiz aqui.

Agora que você determinou a variável na propriedade background dos dois seletores, salve e retorne ao painel fontes e cores. Note que tanto o cabeçalho quanto a sidebar estão com a mesma cor de fundo:

aula6

Nota: Para fugir das cores do padrão do painel Fontes e Cores, determine outros valores para sua variável, que podem ser escolhidas em uma tabela como essa. Copie o código html e acrescente em value, como já foi explicado.

Para finalizar esta primeira parte, como lição de casa :-) fica a sugestão de criar variáveis do tipo color para cada um destes seletores: body, outer-wrapper, header, main-wrapper, sidebar-wrapper e footer. Não se esqueça de que a propriedade background deve ser criada para todos estes seletores (menos body, que já contém).

Por hoje é só.

Comunidade Evangélica Internacional da Zona Sul - Confiarei Ao Vivo 2008


01 Muito Mais de Ti
02 Te Amo, Jesus
03 Está Escrito
04 Eis-me Aqui
05 Emanuel
06 Confiarei
07 Dono do Meu Coração
08 Algumas Palavras Só Pra Ti
09 Deus da minha Salvação
10 Salvação do Mundo
11 Batiza
12 Flecha Polida
13 Senhor de Tudo ( Lord of All)


Comunidade Evangélica Internacional da Zona Sul - Confiarei Ao Vivo 2008


01 Muito Mais de Ti
02 Te Amo, Jesus
03 Está Escrito
04 Eis-me Aqui
05 Emanuel
06 Confiarei
07 Dono do Meu Coração
08 Algumas Palavras Só Pra Ti
09 Deus da minha Salvação
10 Salvação do Mundo
11 Batiza
12 Flecha Polida
13 Senhor de Tudo ( Lord of All)


Gislaine e Mylena - Honra 2008


1- Tempo de Deus
2- Minha Bençao
3-Profetiza
4- Tarbenaculo
5- O dia de Milagre
6- Eu Vou pra a Gloria
7 -Honra
8-Ele Ja Chegou
9- Livre Arbitrio
10-Geraçao de Adoradores
11-Por Inteiro
12-Abençoado



PLAYBACK aguardem

Gislaine e Mylena - Honra 2008


1- Tempo de Deus
2- Minha Bençao
3-Profetiza
4- Tarbenaculo
5- O dia de Milagre
6- Eu Vou pra a Gloria
7 -Honra
8-Ele Ja Chegou
9- Livre Arbitrio
10-Geraçao de Adoradores
11-Por Inteiro
12-Abençoado



PLAYBACK aguardem

Laura Dutra - Me Rendo a Ti 2008


01Tome Posse
02Me-Rendo a Ti
03Desprezando toda Dor
04Bençãos de Amor
05É de Glória em Glória
06Pra te Exaltar
07O Creste que Ora
08O Senhor é Minha Força
09Oh Entronizado
10Para Sempre
11Tome Posse P&B


Laura Dutra - Me Rendo a Ti 2008


01Tome Posse
02Me-Rendo a Ti
03Desprezando toda Dor
04Bençãos de Amor
05É de Glória em Glória
06Pra te Exaltar
07O Creste que Ora
08O Senhor é Minha Força
09Oh Entronizado
10Para Sempre
11Tome Posse P&B


Grupo Kainón Herdeiro do Céu - 2008



01.. Herdeiro do Céu
02.. Vai Ser Diferente
03.. Caminhada
04.. Crente Que Parece
05.. Deus é Contigo
06.. Ele É
07.. Sonhador
08.. Minha Morada
09.. A Voz de Deus
10.. Bodas do Cordeiro
11.. Um Coração Segundo o Teu
12.. Vem Celebrar


Grupo Kainón Herdeiro do Céu - 2008



01.. Herdeiro do Céu
02.. Vai Ser Diferente
03.. Caminhada
04.. Crente Que Parece
05.. Deus é Contigo
06.. Ele É
07.. Sonhador
08.. Minha Morada
09.. A Voz de Deus
10.. Bodas do Cordeiro
11.. Um Coração Segundo o Teu
12.. Vem Celebrar


jeudi 28 août 2008

tribal wars ou travian

qual o melhor mmo dos dois e qual dos dois tem o melhor gráfico responda a nossa enquete que esta ai do lado no sidebar!!!
tribal wars ou travian

qual o melhor mmo dos dois e qual dos dois tem o melhor gráfico responda a nossa enquete que esta ai do lado no sidebar!!!


Preservar a nossa história, o nosso patrimônio, incentivar a leitura, a escrita, redescobrir a nossa cultura, o nosso povo...Este é um dos nossos objetivos

A Biblioteca Municipal Dr. Hermenito Dourado, Projeto Rondon, funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Visite o novo espaço público para pesquisa, leituras, consultas. Nossa biblioteca possui hoje um riquíssimo acervo: literatura portuguesa e estrangeira, entre livros técnicos, romances, biografias, literatura infantil, assinatura de aproximadamente 32 revistas e assinatura de jornais. Dispomos de uma videoteca com material didático-pedagógico, alguns somente disponíveis para professores da Rede Municipal de Educação. Atendemos hoje não somente aos professores da Rede Municipal de Irecê, estudantes, comunidade ireceence como também toda comunidade universitária da microrregião. Mensalmente, a Prefeitura de Irecê, através da Secretaria de Educação, está realimentando o acervo fazendo novas aquisições de material.

O acervo da biblioteca dispõe dos últimos lançamentos de obras, não só de autores nacionais, como também internacionais, além dos livros indicados para os principais vestibulares do país.

Além de todo material do acervo permanente desta biblioteca, as obras da Biblioteca Particular do Dr. Hermenito Dourado estão à disposição dos nossos freqüentadores para leitura e consulta.

Como ter acesso ao acervo da Biblioteca Dr. Hermenito Dourado?

02 fotos ¾
Comprovante de endereço original
RG e CPF

Como são adquiridas as obras para o nosso acervo?

Além das obras que adquirimos mensalmente, recebemos sugestões de material para aquisição.

Veja abaixo a relação do acervo de livros em ordem alfabética e a relação de assinaturas de jornais e revistas:

Livros
Assinaturas

texto e imagens retiradas de:http://www.irece.ba.gov.br/biblioteca_irece.asp


Preservar a nossa história, o nosso patrimônio, incentivar a leitura, a escrita, redescobrir a nossa cultura, o nosso povo...Este é um dos nossos objetivos

A Biblioteca Municipal Dr. Hermenito Dourado, Projeto Rondon, funciona de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Visite o novo espaço público para pesquisa, leituras, consultas. Nossa biblioteca possui hoje um riquíssimo acervo: literatura portuguesa e estrangeira, entre livros técnicos, romances, biografias, literatura infantil, assinatura de aproximadamente 32 revistas e assinatura de jornais. Dispomos de uma videoteca com material didático-pedagógico, alguns somente disponíveis para professores da Rede Municipal de Educação. Atendemos hoje não somente aos professores da Rede Municipal de Irecê, estudantes, comunidade ireceence como também toda comunidade universitária da microrregião. Mensalmente, a Prefeitura de Irecê, através da Secretaria de Educação, está realimentando o acervo fazendo novas aquisições de material.

O acervo da biblioteca dispõe dos últimos lançamentos de obras, não só de autores nacionais, como também internacionais, além dos livros indicados para os principais vestibulares do país.

Além de todo material do acervo permanente desta biblioteca, as obras da Biblioteca Particular do Dr. Hermenito Dourado estão à disposição dos nossos freqüentadores para leitura e consulta.

Como ter acesso ao acervo da Biblioteca Dr. Hermenito Dourado?

02 fotos ¾
Comprovante de endereço original
RG e CPF

Como são adquiridas as obras para o nosso acervo?

Além das obras que adquirimos mensalmente, recebemos sugestões de material para aquisição.

Veja abaixo a relação do acervo de livros em ordem alfabética e a relação de assinaturas de jornais e revistas:

Livros
Assinaturas

texto e imagens retiradas de:http://www.irece.ba.gov.br/biblioteca_irece.asp

mercredi 27 août 2008

Alinhar as colunas em modo de layout

Algumas vezes pegamos alguns templates onde no modo Layout/Modelo, as colunas aparecem desalinhadas, geralmente uma coluna 'desce', apesar de visualizarmos o template corretamente.


Para corrigir este problema, vá em Editar HTML-> e cole antes de ]]></b:skin>:

body#layout #outer-wrapper {
width: aqui a largura de outer-wrapper em px;
margin-right: 0px;
margin-left: 0px;
}

Se no seu template a largura de outer-wrapper é 900px, coloque este valor onde está indicado. Salve a modificação e veja o resultado em Layout :


  • Este procedimento não modifica o template, apenas a visualização em Layout/Modelo.

Alinhar as colunas em modo de layout

Algumas vezes pegamos alguns templates onde no modo Layout/Modelo, as colunas aparecem desalinhadas, geralmente uma coluna 'desce', apesar de visualizarmos o template corretamente.


Para corrigir este problema, vá em Editar HTML-> e cole antes de ]]></b:skin>:

body#layout #outer-wrapper {
width: aqui a largura de outer-wrapper em px;
margin-right: 0px;
margin-left: 0px;
}

Se no seu template a largura de outer-wrapper é 900px, coloque este valor onde está indicado. Salve a modificação e veja o resultado em Layout :


  • Este procedimento não modifica o template, apenas a visualização em Layout/Modelo.

Template Ice

Edit: O problema no template já foi consertado

Edit2 (12/09/08) - Template foi arrumado novamente. Desta vez testei em todos os navegadores possíveis e imagináveis, no site Browsershots :-)



Inspirei-me no tema Df Marine para a formatação da data, do desenho do final da postagem e do footer do template.

  • Header dividido em duas colunas.
  • Para ativar o menu horizontal basta criar uma lista de links e arrastar para a coluna direita do cabeçalho.
  • Sidebar dividida em tres colunas: uma larga no topo, com 380px de largura e duas parelelas de 180px de largura cada.
Qualquer dúvida, deixem nos comentários.

Template Ice

Edit: O problema no template já foi consertado

Edit2 (12/09/08) - Template foi arrumado novamente. Desta vez testei em todos os navegadores possíveis e imagináveis, no site Browsershots :-)



Inspirei-me no tema Df Marine para a formatação da data, do desenho do final da postagem e do footer do template.

  • Header dividido em duas colunas.
  • Para ativar o menu horizontal basta criar uma lista de links e arrastar para a coluna direita do cabeçalho.
  • Sidebar dividida em tres colunas: uma larga no topo, com 380px de largura e duas parelelas de 180px de largura cada.
Qualquer dúvida, deixem nos comentários.

Preservação da Bacia do Rio São Francisco é assegurada por fiscalização

Preservar a Bacia do Rio São Francisco, que abriga uma população de 15
milhões de pessoas, distribuídas em 115 municípios, só na Bahia, e coibir
danos ambientais causados por irregularidades como abate clandestino,
desmatamento, lixões, uso inadequado de agrotóxicos, produção e transporte
irregular de carvão e falta de saneamento ambiental. Esses são os principais objetivos da ação de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), que acontece até quinta-feira (28), em toda a região oeste do estado.

A iniciativa é resultado da parceria entre a Secretaria da Agricultura (Seagri), por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adab), e daSecretaria de Meio Ambiente Sema), além dos institutos de Gestão das Águas e Climas (Ingá) e do Meio Ambiente (IMA), Ibama, Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea), e Departamento de Produção Mineral (DNPM)De acordo com a médica veterinária e coordenadora de inspeção da Adab na FPI, Andréa Krayshete, as cidades de Canápolis, Brejolândia e Tabocas possuem um alto índice de abate clandestino. Durante a semana, açougues locais foram fechados por causa da concorrência desleal, pois os donos do abate irregular não distribuíram a carne para os estabelecimentos.

Outro ponto preocupante da fiscalização, tem sido a identificação, pela equipe do IMA, de carvoarias ilegais. Segundo informações do coordenador da equipe de fiscalização do órgão, Augusto Queiroz, até sexta-feira (29), os 10% restantes dos 180 pontos serão visitados.

A ação inclui também visitas a hospitais públicos, lixões, rede de esgotamento, fazendas e fiscalizações em estradas devido ao transporte clandestino de animais. Na última sexta-feira, fiscais da Adab multaram o motorista de um caminhão que transportava 130 cabeças de gado sem a GTA (Guia de Transporte Animal).

A carreta seguia para Mato Grosso do Sul e o dono da carga pagou R$ 6 mil em multa. O trabalho investigativo está sendo coordenado pelo Ministério Público, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, Grupamento Aéreo da PM (Graer) e Polícia Militar de cada cidade.

De acordo com a promotora de Justiça e coordenadora do Núcleo de Defesa do São Francisco, Luciana Khoury, a produção ilegal de carvão e o desmatamento são considerados os danos ambientais mais graves identificados pelo trabalho de fiscalização. Ela informou que todos os autos de infração, notificação, multas serão encaminhados à promotoria de cada cidade para que sejam aplicadas as devidas penas (cíveis e criminais).

A fiscalização está sendo realizada em Santa Maria da Vitória e nas cidades circunvizinhas de Cocos - Feira da Mata, Serra do Ramalho, Brejolândia, Canápolis, Coribe, Jaborandi, Santana, São Félix do Coribe, às margens do rio, Serra Dourada e Tabocas do Brejo Velho.

Nesta sexta-feira será realizada uma audiência pública na Faculdade de Ciência Tecnologia e Educação, em Santa Maria da Vitória, com o objetivo de apresentar os resultados dos trabalhos e danos identificados, à sociedade. "Juntos buscaremos soluções para os problemas que acabam prejudicando o meio ambiente e a vida das pessoas de um modo geral ", disse a promotora.

ras/is

Preservação da Bacia do Rio São Francisco é assegurada por fiscalização

Preservar a Bacia do Rio São Francisco, que abriga uma população de 15
milhões de pessoas, distribuídas em 115 municípios, só na Bahia, e coibir
danos ambientais causados por irregularidades como abate clandestino,
desmatamento, lixões, uso inadequado de agrotóxicos, produção e transporte
irregular de carvão e falta de saneamento ambiental. Esses são os principais objetivos da ação de Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), que acontece até quinta-feira (28), em toda a região oeste do estado.

A iniciativa é resultado da parceria entre a Secretaria da Agricultura (Seagri), por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adab), e daSecretaria de Meio Ambiente Sema), além dos institutos de Gestão das Águas e Climas (Ingá) e do Meio Ambiente (IMA), Ibama, Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea), e Departamento de Produção Mineral (DNPM)De acordo com a médica veterinária e coordenadora de inspeção da Adab na FPI, Andréa Krayshete, as cidades de Canápolis, Brejolândia e Tabocas possuem um alto índice de abate clandestino. Durante a semana, açougues locais foram fechados por causa da concorrência desleal, pois os donos do abate irregular não distribuíram a carne para os estabelecimentos.

Outro ponto preocupante da fiscalização, tem sido a identificação, pela equipe do IMA, de carvoarias ilegais. Segundo informações do coordenador da equipe de fiscalização do órgão, Augusto Queiroz, até sexta-feira (29), os 10% restantes dos 180 pontos serão visitados.

A ação inclui também visitas a hospitais públicos, lixões, rede de esgotamento, fazendas e fiscalizações em estradas devido ao transporte clandestino de animais. Na última sexta-feira, fiscais da Adab multaram o motorista de um caminhão que transportava 130 cabeças de gado sem a GTA (Guia de Transporte Animal).

A carreta seguia para Mato Grosso do Sul e o dono da carga pagou R$ 6 mil em multa. O trabalho investigativo está sendo coordenado pelo Ministério Público, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal, Grupamento Aéreo da PM (Graer) e Polícia Militar de cada cidade.

De acordo com a promotora de Justiça e coordenadora do Núcleo de Defesa do São Francisco, Luciana Khoury, a produção ilegal de carvão e o desmatamento são considerados os danos ambientais mais graves identificados pelo trabalho de fiscalização. Ela informou que todos os autos de infração, notificação, multas serão encaminhados à promotoria de cada cidade para que sejam aplicadas as devidas penas (cíveis e criminais).

A fiscalização está sendo realizada em Santa Maria da Vitória e nas cidades circunvizinhas de Cocos - Feira da Mata, Serra do Ramalho, Brejolândia, Canápolis, Coribe, Jaborandi, Santana, São Félix do Coribe, às margens do rio, Serra Dourada e Tabocas do Brejo Velho.

Nesta sexta-feira será realizada uma audiência pública na Faculdade de Ciência Tecnologia e Educação, em Santa Maria da Vitória, com o objetivo de apresentar os resultados dos trabalhos e danos identificados, à sociedade. "Juntos buscaremos soluções para os problemas que acabam prejudicando o meio ambiente e a vida das pessoas de um modo geral ", disse a promotora.

ras/is

Emuladores no Xbox - Instale emuladores no seu Xbox

Com o Xbox, você pode emular jogos das seguintes plataformas: Atari, Commodore 64, Colecovision, Intellivision, Neo Geo Pocket, as plataformas 8 e 16 bits e os principais árcades, como CPS1 e CPS2. Todos esses emuladores você encontra na parte de link’s no final do post.



Para instalar os emuladores no seu Xbox, é necessário que esteja destravado e com seu dashboard como o Evolution X, ou simplesmente EvoX. Além disso, você deve fazer uma conexão compartilhada entre PC e seu console, ou seja, é necessário que você tenha uma segunda placa de rede instalada no computador, além de um cabo crossover. Confira o passo-a-passo.



Configurando a rede do Xbox - PC



Uma vez que a placa de rede tiver instalada, ela esta pronta para ser utilizada.

Conecte o Xbox na placa usando o cabo crossover. Ligue seu console e, assim que surgir a tela principal do EvoX, entre nas configurações de sistema. Confirme se as configurações de rede do console são as seguintes:





IP: 192.168.1.2

Subnet: 255.255.255.0

Defaultgateway: 192.168.1.1

DNS1: 0.0.0.0

DNS2: 0.0.0.0

Senha: xbox



Para configurar o IP de seu computador, clique com o botão direito do mouse em Ambiente de rede e depois em Propriedades. Na aba Configuração, selecione TCP/IP e clique no botão de propriedades na mesma aba.

Nesta tela, você poderá escolher um novo IP. Mude-as para as seguintes configurações:

IP: 192.168.1.1

Subnetmask: 255.255.255.0



Instalando os Emuladores



Para instalar os emuladores, execute o arquivo chamado Xbox encontrado na parte de links.



Configurando o Flash FXP



Para transferir os emuladores e as ROMs para o Xbox, foi utilizado o programa FlashFXP, encontrado na parte de link’s. Com o programa instalado, ajuste as configurações de rede do Xbox para que fiquem assim:

Server or URL: 192.168.1.2

User name: xbox

Password: xbox



Agora você terá controle total sobre o HD do Xbox e poderá fazer pastas, arrastar qualquer tipo de arquivo tanto do PC para o Xbox quanto do Xbox para o PC e muito mais.





Em seguida, basta abrir a pasta em que foram instalados os emuladores e movê-la para a partição C. Note que, dentro da pasta “Emuladores”, estão as pastas com cada emulador, e dentro de cada emulador há um arquivo chamado default.xbe, o executável do emulador Xbox.



O próximo passo é gravar o comando dentro do seu EvoX para que ele reconheça o emulador. Para isso, copie o arquivo evox.ini, que está na raiz do HD de seu console, para uma pasta segura no PC.



Neste momento, recomenda-se que você copie o arquivo, pois é possível que, sem querer, acabe deletando alguns dados importantes.



Reescrevendo o EvoX



Com o arquivo copiado, abra-o em um bloco de notas. Na parte em que está a lista de itens visualizados, como os menus no EvoX, você deve criar uma nova seção para os emuladores.





Copie o texto a seguir:





Selection “Emuladores”

{

Item “Atari VCS”, “c:\emuladores\atari\default.xbe”

}





Obs. 1: Note que, para cada emulador, você deve criar um novo item com seu comando.

Obs. 2: Lembre-se também de que, dependendo do seu Xbox, a partição do seu Xbox, a partição pode não ser a C, e sim outra.



Em seguida, salve o arquivo evox.ini e copie-o novamente para o HD do seu Xbox usando o Flash FXP.

Depois disso basta procurar as ROMs dos seus jogos favoritos e copiá-los para dentro das pastas de ROMs de cada emulador. Só então você pode reiniciar seu Xbox e selecionar o emulador e a ROM para se divertir. Você também pode gravar as Roms em um CD-R e joga-las diretamente pelo Xbox. Mas lembre-se: alguns emuladores não possuem tal recurso e alguns consoles só aceitam CD-RW.



============================================================================



Tutorial Criado por: Xx_Baiano_xX



Proibida a sua copia total ou parcialmente sem a minha permissão ou sem colocar os créditos do blog http//:www.emuladoresland.blogspot.com

============================================================================


Link's

Atualizado ! - Download dos Emuladores

Senha: emuladoresland.blogspot.com

=====================================================================================

Emuladores no Xbox - Instale emuladores no seu Xbox

Com o Xbox, você pode emular jogos das seguintes plataformas: Atari, Commodore 64, Colecovision, Intellivision, Neo Geo Pocket, as plataformas 8 e 16 bits e os principais árcades, como CPS1 e CPS2. Todos esses emuladores você encontra na parte de link’s no final do post.



Para instalar os emuladores no seu Xbox, é necessário que esteja destravado e com seu dashboard como o Evolution X, ou simplesmente EvoX. Além disso, você deve fazer uma conexão compartilhada entre PC e seu console, ou seja, é necessário que você tenha uma segunda placa de rede instalada no computador, além de um cabo crossover. Confira o passo-a-passo.



Configurando a rede do Xbox - PC



Uma vez que a placa de rede tiver instalada, ela esta pronta para ser utilizada.

Conecte o Xbox na placa usando o cabo crossover. Ligue seu console e, assim que surgir a tela principal do EvoX, entre nas configurações de sistema. Confirme se as configurações de rede do console são as seguintes:





IP: 192.168.1.2

Subnet: 255.255.255.0

Defaultgateway: 192.168.1.1

DNS1: 0.0.0.0

DNS2: 0.0.0.0

Senha: xbox



Para configurar o IP de seu computador, clique com o botão direito do mouse em Ambiente de rede e depois em Propriedades. Na aba Configuração, selecione TCP/IP e clique no botão de propriedades na mesma aba.

Nesta tela, você poderá escolher um novo IP. Mude-as para as seguintes configurações:

IP: 192.168.1.1

Subnetmask: 255.255.255.0



Instalando os Emuladores



Para instalar os emuladores, execute o arquivo chamado Xbox encontrado na parte de links.



Configurando o Flash FXP



Para transferir os emuladores e as ROMs para o Xbox, foi utilizado o programa FlashFXP, encontrado na parte de link’s. Com o programa instalado, ajuste as configurações de rede do Xbox para que fiquem assim:

Server or URL: 192.168.1.2

User name: xbox

Password: xbox



Agora você terá controle total sobre o HD do Xbox e poderá fazer pastas, arrastar qualquer tipo de arquivo tanto do PC para o Xbox quanto do Xbox para o PC e muito mais.





Em seguida, basta abrir a pasta em que foram instalados os emuladores e movê-la para a partição C. Note que, dentro da pasta “Emuladores”, estão as pastas com cada emulador, e dentro de cada emulador há um arquivo chamado default.xbe, o executável do emulador Xbox.



O próximo passo é gravar o comando dentro do seu EvoX para que ele reconheça o emulador. Para isso, copie o arquivo evox.ini, que está na raiz do HD de seu console, para uma pasta segura no PC.



Neste momento, recomenda-se que você copie o arquivo, pois é possível que, sem querer, acabe deletando alguns dados importantes.



Reescrevendo o EvoX



Com o arquivo copiado, abra-o em um bloco de notas. Na parte em que está a lista de itens visualizados, como os menus no EvoX, você deve criar uma nova seção para os emuladores.





Copie o texto a seguir:





Selection “Emuladores”

{

Item “Atari VCS”, “c:\emuladores\atari\default.xbe”

}





Obs. 1: Note que, para cada emulador, você deve criar um novo item com seu comando.

Obs. 2: Lembre-se também de que, dependendo do seu Xbox, a partição do seu Xbox, a partição pode não ser a C, e sim outra.



Em seguida, salve o arquivo evox.ini e copie-o novamente para o HD do seu Xbox usando o Flash FXP.

Depois disso basta procurar as ROMs dos seus jogos favoritos e copiá-los para dentro das pastas de ROMs de cada emulador. Só então você pode reiniciar seu Xbox e selecionar o emulador e a ROM para se divertir. Você também pode gravar as Roms em um CD-R e joga-las diretamente pelo Xbox. Mas lembre-se: alguns emuladores não possuem tal recurso e alguns consoles só aceitam CD-RW.



============================================================================



Tutorial Criado por: Xx_Baiano_xX



Proibida a sua copia total ou parcialmente sem a minha permissão ou sem colocar os créditos do blog http//:www.emuladoresland.blogspot.com

============================================================================


Link's

Atualizado ! - Download dos Emuladores

Senha: emuladoresland.blogspot.com

=====================================================================================